Quem Somos?

Rede de Operações de Emergência de Radioamadores

Desde 2010, um grupo de radioamadores de Petrópolis se organizavam para poder ajudar os órgãos públicos e a população da cidade em caso de alguma situação de emergência, calamidade pública ou catástrofe natural. Em janeiro de 2011, ainda sem que a instiutuição estivesse oficialmente criada, esses mesmos radioamadores participaram nas operações de busca e resgate durante o desastre no Vale do Cuiabá, na região serrana do Rio de Janeiro, como apoio às comunicações do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e demais órgãos públicos presentes em campo.

Por nossa participação nessa operação e já juridicamente constituída, a ROER foi a primeira instituição do hemisfério sul a ganhar, em agosto de 2011 , o prêmio internacional Die Goldenne Antenna, o Oscar do Radioamadorismo Mundial. Esse prêmio é tão importante no mundo radioamadorístico que resolvemos estilizá-lo em nossa logomarca atual.

Em 2012 a ROER recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal e em 2016 o Prêmio Padre Quinha entregue pela Câmara de Municipal de Petrópolis.

Além desses prêmios, recebemos também inúmeras outras premiações, menções congratulatórias e oficíos de agradecimentos de várias instituições e órgãos públicos.

Tais prêmios não seriam possíveis se não fosse o engajamento de dezenas de voluntários que desde a criação da ROER têm disponibilizado seu tempo, suas habilidades e seus conhecimentos em prol do radioamadorismo. E baseados na missão, visão e valores da instituição, levarão a ROER para patamares ainda mais elevados.

Missão, Visão e Valores

Missão

Desenvolver o radioamadorismo em Petrópolis e em cidades próximas, aumentando a quantidade e a qualidade dos radioamadores da região, a fim de ter um grupo qualificado para atuar em situações de emergência, calamidades públicas e catástrofes naturais em nossa área de atuação quando necessário.

Visão 2030

Atingir, em toda nossa área de atuação, taxas de radioamadores por habitantes (RA/hab) semelhantes a dos países mais desenvolvidos e ter a maioria desses radioamadores filiados à ROER como voluntários.

Valores

  • Perpetuação da Instituição;
  • Ética e Transparência;
  • Valorização do Ser Humano e do Voluntário;
  • Orgulho de ser Voluntário;
  • Segurança e Resultados.